Sociologia: algumas definições

Uma vez que a Sociologia se debruça sobre um extenso campo de análise, é possível encontrar várias definições:

Max Weber
: a sociologia "será a ciência que se interessa pela compreensão e interpretação das acções sociais e portanto pela explicação causal do seu curso e consequências".
"deve entender-se por Sociologia(...): uma ciência que pretende entender, interpretando a acção social para dessa maneira explicar causalmente o seu desenvolvimento e efeitos. Por acção social deve entender-se uma conduta humana (que pode consistir num fazer externo ou interno, numa omissão ou numa permissão) sempre que o sujeito ou os sujeitos da acção lhe atribuam um sentido subjectivo. A acção social, portanto , é uma acção cujo sentido se refere à conduta de outrem, orientando-se por ela ao longo do seu desenrolar".

Gurvitch: "o objecto da Sociologia é a realidade social considerada em todos os seus níveis em profundidade, desde a crosta exterior da sociedade - a sua base morfológica (geográfica, demográfica, ecológica, instrumental, etc.), passando pelas superestruturas organizadas, pelas práticas quotidanas flexíveis (...) até aos valores e ideias colectivas (...) e, finalmente, até à mentalidade social ao mesmo tempo colectiva e individual - há um vaivém perpétuo que tece a própria teia da realidade social. Todas estas camadas em profundidade interpenetram-se, formando um conjunto indissolúvel - 'os fenómenos sociais totais' (...)".

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
subir